O Paciente está tomando Roacutan – O que a Esteticista pode Fazer?
- Lana Paixão
- 12 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Oiii Pessoal,
Vou colocar para vocês um post de uma esteticista que sigo e é babadeira, a Fernanda Pereira. O post dela vai falar sobre o que nós esteticistas podemos fazer quando aparece algum cliente que esta usando Roacutan e o médico indicou para ele fazer uma limpeza de pele.
"Olá pessoal,
Recebi uma pergunta muito interessante e importante de uma seguidora dizendo que o seu paciente está tomando Roacutan com o acompanhamento médico e o médico indicou pra ele fazer limpeza de pele. Como essas peles são muito delicadas e o medicamento é muito forte, decidi escrever esse post.
Primeiro é importante saber que esse remédio deve ser tomado com acompanhamento médico e fazendo todos os exames. E o procedimento estético quem deve dizer se o paciente deve fazer também é o médico, pois esse paciente está sob a responsabilidade dele, então não indique nada que não tenha sido recomendado.
Eu já tratei milhares de jovens e adultos que estavam em tratamento médico de Roacutan e os sintomas são muitos e um deles é afinar muito a pele e deixa-lá bem sensibilizada. Ai entra sua expertise: se a pele estiver muito fina, não faça limpeza de pele, mesmo que o médico tenha pedido. Aí o que eu faço é falar: olha, sua pele está altamente sensibilizada, se eu fizer extração, corre o risco de machucar sua pele e depois ficar com hiperpigmentação pós inflamatória. Então peça que sua cliente volte ao médico e pergunte se você pode fazer uma hidratação. E se possível peça pra ele recomendar a hidratação para ela em período que a pele estiver bem seca. Isso se chama tratamento multidisciplinar. Você faz sua parte, o médico faz a dele e o paciente sempre sai ganhando.
Quanto à hidratação da pele acneica em tratamento com Roacutan precisa ser bem específica, não pode ser oleosa e também não deve usar ácidos. Eu gosto muito de usar os elixires de vitamina C e ácido hialurônico da Medicatriz, ou os fluidos de colágeno e elastina da Lakma, ou até o novo resilience da Tulípia.
Gosto de usar cremes de massagens ao invés de emolientes com Trietanolamina. Fazer movimentos de drenagem linfática também é super benéfico para a pele."
Fernanda Pereira
Blog: www.fernandapereira.com.br
Como foi explicado, a pele do paciente fica muito sensibilizada com o uso do Roacutan, sem dizer que fica extremamente ressecada, devido a ação do medicamento. Sabemos que quanto mais desidratada a pele, mais difícil para extrair os comedões e mais dolorida se torna a limpeza de pele, se tornando um trauma realmente para quem faz o uso do medicamento e nós profissionais podemos sair no final dessa história como " a bruta que machucou toda a cara do individuo" ou pior ainda "a péssima profissional que não sabe fazer uma limpeza de pele".
Então, como dica não só para as esteticistas de plantão, como também para quem usa o medicamento e está lendo este post, troque a limpeza de pele por uma sessão de hidratação e revitalização ;) os resultados sairão bem melhor.
Por hoje é isso pessoal, Beijinhos :*
Comentarios