Gordura Localizada, o que fazer?
- Lana Paixão
- 13 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
O universo da Estética todos os dias chega com novidade para exterminar aquela gordurinha que fica por cima da calça quando nos sentamos, e mesmo assim ter a barriguinha tanquinho tem sido um desafio e tanto.
Muitos fazer dietas loucas como a dieta da água, do vinagre, até a dieta do cigarro, e a barriguinha sempre continua lá, estagnada.

Vamos aos fatos.... Ora, se o objetivo é emagrecer, mas quando eu digo emagrecer, eu quero dizer emagrecer com saúde. Vamos entender como funciona o nosso corpo, qual o processo que ocorre nas célula de gordura, como fazemos para esvazia-las, quais os três pontos essenciais que deverão ser seguidos à risca. Ai sim, a barriga de tanquinho irá aparecer.

O segredo está na alimentação saudável, exercício continuo e o tratamento estético entra para potencializar e acelerar esse processo.
Quando se consome mais calorias do que o corpo consegue queimar, nosso corpo pensa: “ué, eu não preciso de toda essa energia agora. Melhor guardar, vai que eu preciso mais tarde, né?” E aí começa o milagre da gordura. Seu corpo pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura (ou células adiposas). Elas se expandem à medida que coletam mais combustível, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia.
As células de gordura agem mais ou menos como balões. Quando você perde peso, você retira algo desses balões inflados, ou seja, faz encolher as células adiposas. Você pode reduzi-las até que estejam praticamente vazias, mas elas sempre estarão lá — esperando para ser reabastecidas, atormentando seus pesadelos rechonchudos.
E más notícias: a gordura adora andar com mais gordura. Como ela e os músculos são basicamente inimigos (nós chegaremos lá ainda), suas células adiposas tentam erodir suas células musculares. O pior é que, enquanto a maioria da gordura fica debaixo da sua pele, a mais perigosa se acumula ao redor dos seus órgãos internos – é por isso que a gordura abdominal é mais problemática do que nas outras áreas do corpo.
Esta gordura, chamada de gordura visceral, é metabolicamente ativa, e expele produtos bioquímicos que aumentam o risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta. Além disso, a gordura visceral inibe a produção de um hormônio muito importante, chamado adiponectina, que regula o metabolismo do seu corpo. Em outras palavras, quando mais gordura visceral você acumula, mais lento seu metabolismo irá funcionar – ou seja, mais fácil você armazenar gordura. É um ciclo difícil de quebrar.
Então, como nós podemos acelerar o funcionamento do metabolismo?

A resposta mais simples é acrescentar músculos. O tecido muscular, em repouso, queima de duas a três vezes mais calorias que o tecido adiposo. Exercícios aeróbicos são importantes para sua saúde e condicionamento físico, não se engane. Mas se sua meta é queimar gordura, concentre-se um pouco mais em musculação e em exercícios calistênicos – que usam o próprio peso do corpo como resistência. Isto provavelmente trará resultados melhores e mais rápidos. Não porque isto queime mais calorias enquanto você os pratica, mas porque isto aumenta sua chama metabólica, o que queima mais calorias o tempo todo.
Depois disso, vamos ver a alimentação. Lembre-se, entre 10% e 15% da sua queima metabólica vem da simples digestão da comida. Se você quer aumentar isso, pode adicionar mais proteínas magras ao que você come. A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida. Dito isso, uma dieta equilibrada é extremamente importante para se manter saudável, e mais uma vez: se você quer perder gordura, deve consumir menos calorias do que gasta. Entendam melhor no artigo da active.com.
E por fim, tratamentos estéticos. O trabalho da esteticista em um protocolo de gordura localizada tem um resultado surpreendente, feito em conjunto com o cliente seguindo as regras que foram passadas acima.
Agora preto no branco, como tratamento, podemos trabalhar com a corrente russa, ultrassom, massagem modeladora, ativo lipolíticos, lipocavitação, radiofrequência e o que está em alta no momento que é a criolipólise. Todos esses tratamentos o resultado é surpreendente e o cliente vê o resultado de imediato, que é o caso da radiofrequência, massagem modeladora com ativos lipolíticos, porém, se o cliente não fizer exercício, musculação e mudar a alimentação, de nada terá adiantado o tratamento.
A receita é essa, agora mão na massa?
Cuide de você, você é seu maior patrimônio!
Comments